Boleto FIES: Como tirar a 2ª via?

Se você faz parte desse programa e precisa emitir a segunda via do boleto Fies, mas não sabe como fazer isso, neste artigo nós ensinaremos passo a passo fácil, e logo terá seu boleto pronto para imprimir e pagar.

Para quem não sabe, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que financia a graduação, de estudantes que não tem condições de arcar com os custos das instituições privadas.


Para ser candidato ao FIES o estudante tem de preencher os seguintes requisitos:

  • Não ter concluído curso superior;
  • Ter renda familiar per capita de até 2,5 (dois e meio) salários mínimos.
  • Ter participado de alguma das edições do ENEM a partir de 2010 e ter obtido nota mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das provas e nota diferente de zero na redação.

Durante o curso, o estudante paga a cada três meses, o valor máximo de R$150,00, referente juros sobre o financiamento.

Após a conclusão do curso, o estudante ainda terá a carência de 18 meses em que continuará pagando as parcelas trimestrais. Ao fim desse período, o saldo poderá ser parcelado em até três vezes o período financiado do curso. ​

As prestações do financiamento do FIES vem pelo correio, mas se você ainda não recebeu o boleto do Fies para pagar o seu financiamento estudantil, dá pra tirar a segunda via pela internet de forma gratuita, rápida e prática. A seguir explicamos como.

Como emitir a segunda via do boleto FIES?

1 – Se o FIES foi feito pela Caixa Econômica Federal, entre no site da Caixa: www.caixa.gov.br.

Boleto Fies Como tirar a 2ª via

2 – No menu superior selecione Benefícios e Programas, ache a opção Programas Sociais e clique em FIES.

Boleto Fies Como tirar a 2ª via

3 – Na nova página, procure a opção “Serviços On-line”, clique em Emitir 2ª via ou vá direto no link: www3.caixa.gov.br.

Boleto Fies Como tirar a 2ª via

4 – Lá você precisa informar o número do CPF ou número do contrato e data de nascimento. Preencha o código verificador e clique no botão “Iniciar Operação” e pronto, será gerada a segunda via do boleto FIES.

Boleto Fies Como tirar a 2ª via

Fique atento ao horário de acesso, porque a emissão só pode ser feita na internet das 09h às 19h em dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira. Fora desse horário o sistema fica fechado e você não consegue tirar a segunda via do boleto.

O FIES também pode ser contratado pelo Banco do Brasil. Nesse caso, se você necessitar da segunda via do boleto, deverá ir à agência do banco onde contratou o serviço para solicitar a segunda via do boleto, ou ligar na central de atendimento, já que o Banco do Brasil ainda não disponibiliza esse serviço via internet.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.